Cartoons

Gravity Falls: Um Verão de Mistérios

gravity-falls-160239

O que dizer desse cartoon que mal me foi apresentado e já foi amor à primeira vista? Isso mesmo, só posso dizer que amei demais, e que Gravity Falls se tornou meu predileto de todos os tempos, até hoje. A Disney acertou em cheio ao adquirir esta criação do Alex Hirsch, e eles conseguem mais do que nunca provar que desenho animado não é só para criança. E pesquisando eu descobri que o Alex, se baseou para criar a história dos gêmeos, nele próprio e sua irmã gêmea, e nas suas memórias de infância. Sua irmã é mesmo a Mabel escrita, é louca por suéteres e tinha um crush novo a cada semana.

download

Gravity Falls é uma pequena cidade no interior de Oregon-EUA, para onde os irmãos Mabel Pines e Dipper Pines são enviados por seus pais para que mudem um pouco de panorama e tenham umas férias ao ar fresco, eles vão para a casa do seu tio avô Stan, que possui uma Cabana do Mistério, onde ele vende lembranças da cidade, tem um museu de coisa bizarras e de cera e realiza muitos eventos. Só por essa premissa você já deve imaginar os tipos de aventuras que dois pré-adolescentes de 12 anos que viveram a vida toda na cidade, podem ter em meio à florestas e na cabana, mas existem muito mais coisas envolvidas nessa história e muitos mistérios.

mabel e dipper

A aventura começa mesmo quando Dipper encontra na floresta um diário de um cidadão de Gravity Falls, onde ele descreve vários monstros e lendas que habitam a cidade. Dipper começa então a desconfiar de tudo e todos e começamos a ver que a cidadezinha não é nada pacata.

Os irmãos gêmeos tem personalidades bem diferentes e por isso lidam com os mesmos problemas de forma bem específica. Mabel, é enérgica, de bem com a vida, entusiasmada, hiperativa, muito positiva, não liga para a opinião dos outros, tem um alto nível de sororidade com suas amigas e está querendo muito um romance de verão épico, o qual ela não é muito vitoriosa na maior parte do tempo. Tem uma curiosidade afincada e é muito destemida, o que faz das aventuras com o irmão, situações muito divertidas. O seu humor é contagiante e você fica desejando ver a vida com olhos de Mabel, ela tem a ingenuidade juvenil que todas nós já tivemos e tem os moletons e suéteres mais fofos do mundo. Você fica desejando que lojas recriem as estampas da Mabel, ela chega a trocar de blusa duas vezes ou mais em cada episódio, algo muito legal e diferente para Cartoons, que costumam manter o mesmo figurino sempre igual para os personagens. Ela gosta de estampas lúdicas e de brincos divertidos e grandes.

d1fe84fa02c82cb1e1f8d15047cad8be
São lindos ou não são?! *–*

Já Dipper, é mais tenso, mais preocupado, porém muito aventureiro, metódico, adora fazer planos para tudo e é apaixonado pela Wendy, funcionária da Cabana do Mistério e mais velha que ele, por isso vive um certo dilema entre se declarar para ela ou deixar as coisas como estão. Mas é tão destemido quanto Mabel e quando acredita em algo vai até o final para provar seu ponto. Ele acredita nas lendas e monstros que vê no livro, por isso sempre nos garante muitas investigações e aventuras misteriosas. Os dois apesar de diferentes e de terem as rixas comuns a idade, são muito unidos e quase sempre põem um ao outro como prioridade.

 

Ti-Vô Stan é totalmente ao contrário do que um parente mais velho devia ser para as crianças, ele é extremamente fissurado em dinheiro, e por isso engendra muitos planos para tirar dinheiro dos turistas e moradores da cidade. Sua ética de trabalho gira em torno de ganhar dinheiro, e quando não está realizando algum plano mirabolante para isso, está em casa assistindo televisão. Mas, não pense que Mabel e Dipper se influenciam por isso, não, eles já tem o caráter muito bem formado e sabem bem o que é certo e errado. Mas essa ideia de ser politicamente incorreto faz do Tio avô Stan, um personagem bem engraçado e vemos ao longo do tempo uma evolução em seu caráter e no sentimento de familiaridade com seus sobrinhos-neto, além de que ele tem um mistério muito bem guardado, o qual eu não vou contar aqui, para vocês sentirem o suspense ao assistirem.

Na Cabana do Mistério trabalham também Jesús Alzamirano Ramirez, o faz-tudo “Soos”, ele é o melhor amigo dos gêmeos, e apesar de ser adulto, possui uma ingenuidade infantil que o mete em muitas confusões. E a Wendy, uma garota de 15 anos, ruiva, que vive enrolando no trabalho e dando um jeito de escapar da Cabana, que como eu disse antes, é a paixão secreta de Dipper.

 

Mabel tem um porquinho chamado Waddles, que se tornou seu mascote após ela ganha-lo numa feira, e duas melhores amigas: Candy Chiu e Grenda. Candy é asiática e usa óculos, enquanto que Grenda é grande, bruta e tem uma voz bem grossa masculina. Mabel gosta muito das pessoas diferentes e vê o bem em todos, apesar disso ela e sua amigas tem uma arqui-inimiga na cidade que se chama Pacífica Noroeste, a típica patricinha rica.

Como vocês perceberam me tornei fã da Mabel, da sua personalidade e de seus suéteres. Amo amo amo!

Existem vários personagens engraçados, interessantes e muitas referências a cultura pop e personalidades mundiais. Além disso, a série faz referências à símbolos religiosos, a maçonaria, a teorias da conspiração. Mostra todos os tipos de monstros das trevas, como gnomos, vampiros, zumbis. Tem uma pitada de ciência com viagens no tempo e clones. Vou ver se faço um post só sobre esses easter eggs e referências que existem no desenho.

A série animada foi lançada originalmente em 2012 e teve uma segunda temporada e final em 2014, além de alguns especiais. Ela continua sendo reexibida no Disney Channel, e agora tem a primeira temporada na Netflix. Tomara que ponham logo a segunda também!

large

 

 

Anúncios

2 comentários em “Gravity Falls: Um Verão de Mistérios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s