Empoderamento Feminino · Séries

As Mulheres Fantásticas de Game Of Thrones

Game Of Thrones não é uma série feminista. Ponto.

Ela nos decepcionou muito em vários momentos em que as protagonistas femininas podiam ter tido saídas melhores e ter mostrado o quão fortes eram. Game Of Thrones muitas vezes preferiu escolher o lado de abusar de cenas de violência contra a mulher ou nudez feminina. Game of Thrones muitas vezes preferiu o caminho mais fácil para polemizar e a audiência crescer. E quando eu falo de GOT, falo dos produtores, diretores e roteiristas de cada episódio. É sempre bom relembrar isso, mesmo quando amamos a série e gostamos de várias coisas que existem nela, não é por que gostamos de algo que não vamos critica-la e apontar o que está errado.

Mas, tirando tudo que a gente acha desnecessário na série, ela é uma obra maravilhosa no todo, e George R.R. Martin em seus livros das Crônicas de Gelo e Fogo conseguiu nos agraciar com personagens femininas magníficas e complexas, que foram bem adaptadas para a telinha.

Com o último episódio da temporada 6 chegando nada melhor do que listarmos as mulheres fantásticas que Game of Thrones nos trouxe.

f330d2f0-28bc-0131-19d9-62d28043f057

Começando pela poderosa Daenerys, a última Targaryen viva confirmada, também conhecida como Filha da Tormenta, a Não Queimada, Mãe de Dragões, Rainha de Mereen, Rainha dos Ândalos e dos Primeiros Homens, Quebradora de Correntes, Senhora dos Sete Reinos, Khaleesi dos Dothraki, a Primeira de Seu Nome.

Daenerys foi criada em exílio junto com seu irmão Viserion, e assim que teve idade teve de casar com Khal Drogo, líder dos dothraki, mas foi só casando jovem que conseguiu se livrar das amarras dos homens que queriam gerir sua vida, e tomou as rédeas de sua história. Ela é corajosa, astuta, destemida. Ela quer tomar o trono de ferro de volta para si e para o nome de sua família, mas antes libertou escravos e aumentou seu exército. Vê grande importância em seus seguidores a admirarem. Ainda não achou o equilíbrio correto para governar seu povo, por isso passa por muitos problemas e sua lista de inimigos só cresce, mas a vemos cada dia mais madura e destemida na série. Seu poder aumenta conforme seus dragões crescem. Ela é a mais livre de todas as mulheres dessa lista, e de todas é a que esperamos maiores feitos.

 129662

Sansa Stark começou a série como uma garotinha sonhando com príncipes e castelos, com uma ingenuidade infantil de que o mundo era mais colorido do que é em Westeros. Depois que seu pai morreu, passou por casamentos com homens horríveis, teve que aprender na marra que as pessoas não são confiáveis, foi estuprada (numa cena bem controversa e desnecessária),  e finalmente parece que agora está se tornando a dona de sua  vida e de seu futuro, torcemos muito por ela, pois além de ser uma Stark, família que amamos, ela demonstra que vai ser uma grande mulher. Ela parece com a gente, com nossas amigas, muito de nossa força vem das lutas diárias contra os problemas e obstáculos que a vida nos põe, e ela, assim como a gente, tá aprendendo muito bem como ultrapassar tudo isso, com muita elegância ainda por cima.

8472d9c0-c362-0132-4598-0ebc4eccb42f

A Margaery Tyrell nasceu sabendo que tinha vocação para ser rainha, e junto com sua avó Olenna Tyrell, sabe bem jogar o jogo dos tronos. Ambas são fortes, maquiavélicas, e bravas mulheres. Margaery decidiu que ia ser a rainha dos sete reinos de Westeros e não descansou até conseguir isso. Se mostrou ser uma rainha empática e amável com seu povo, ótimas características de uma pessoa diplomática. Até mesmo agora, que estamos vendo ela passar por certas dificuldades na série, vemos o quão adaptável ela se mostrou para vencer o jogo e quanto ela pode sacrificar para proteger seu trono e sua família.

Also-dont-forget-about-Brienne-Tarth-She-pretty-awesome-too

Brienne de Tarth é a heroína totalmente fora dos padrões que estamos acostumados a ver nas telas, já que com ela vemos uma mulher usando armadura, agindo como um cavaleiro, sem precisar usar uma roupa sensual, ou algum outro artificio para vencer qualquer batalha, além de ser a melhor em domínio de espadas e de ser uma pessoa extremamente honrada. Se Brienne fez uma promessa tu pode ter certeza que ela vai honrar aquela promessa até o final de seus dias.

Ela sofreu muito bullying quando era criança, por ser uma menina maior que as outras e por gostar de “coisas de menino”, como cavalgar, lutar, caçar, você podia pensar que por isso ela tentaria se tornar alguém como uma lady, mas não, Brienne buscou ser exatamente quem ela era, uma cavaleira, sem titubear, sem dúvidas, e ainda por cima uma das melhores que existem. Tá aí uma mulher cheia de qualidades para nos inspirar muito!

f98fa1c0-16e2-0134-e76d-0a315da82319

Arya Stark é uma garota ainda, mas já passou por tantos problemas e aventuras na série que muitas vezes esquecemos o quão jovem ela é. Desde muito pequena já sabia que não ia ser uma Lady como sua mãe ou como sua irmã Sansa. Ela sabia que gostava de outras coisas, e nunca quis nem sonhar com um casamento ou com amores.

E ao invés dela se perder em meio a todas as desgraças que aconteceram com os Stark, ela decidiu que não ia baixar a cabeça e ia sim buscar vingança por sua família. Ela é astuta como todas as Starks, mas é mais que isso, é ágil, esperta, entende bem o que é certo, sabe muito bem manusear uma espada. Queremos muito ver o que vai acontecer agora que ela decidiu não ser mais uma “sem face” e quer voltar para Westeros e para sua família. Torcemos muito para ela conseguir mais vingança para sua família.

Ela é o tipo de personagem feminina que queríamos ver mais em filmes e séries, uma mulher que é forte, que luta por seus ideais até o final, que não precisa de outros subterfúgios para isso.

giphy

Cersei Lannister é muito odiada e tem uma índole bem duvidosa. Mas, sua capacidade de negociar, armar, nunca perder o poder é incomparável na série. Por muito menos outros perderam a cabeça em Porto Real, mas Cersei não, ela sabe escolher seus amigos e observar bem seus inimigos. Ela sabe que é inteligente, mais inteligente do que seus irmãos, ou do que seu pai, e sabe que o poder devia estar nas mãos de pessoas inteligentes como ela, e não na regra de homens governarem, ela sabe que é melhor nisso do que todos os homens que conhece e por isso acha que o poder não devia sair de suas mãos, mesmo que tenha que ser através de seus herdeiros.

Cersei Lannister é mãe, e acho que tudo que ela faz por seus filhos é bem compreensível na série, porém além de amar seus filhos ela ama o poder, e faz de tudo para não perder seu posto de rainha. Como todos que tem muita sede por poder, pudemos ver nesta temporada, que ela acabou caindo em sua própria armadilha, e estamos ansiosos para saber se ela vai sair dessa, ou se será seu fim.

giphy (1)

Catelyn Stark, era a Senhora de Winterfell, e como mãe e esposa, sempre foi muito devota e leal a sua família. Mas, pudemos ver a sua força real quando seu marido Eddard morreu e ela foi a braço direito de seu filho Robb, durante a guerra dos cinco reis. Ela queria vingança e queria pôr seu filho mais velho no trono de ferro. Nada mais justo depois de tudo que sua família passou. Isso que ela podia ter escolhido ficar enclausurada em Winterfell, chorando as filhas que não estavam com ela, mas preferiu arregaçar as mangas e fazer parte das negociatas e  das táticas de guerra.

Ela, assim como Robb foram mortos na série. Nos livros Lady Stark continua existindo como Catelyn ressuscitada, usando o nome de Lady Stoneheart, procurando vingança e justiça para sua família. Seria um grande ganho para o elenco feminino Lady Stoneheart aparecer na série, e os fãs iam enlouquecer. Vários indícios nos levam a crer que isso seja possível nesse último episódio, aguardemos!

tumblr_mo6yn6iZoL1qbc2ylo1_500

Melisandre, também conhecida como Sacerdotisa Vermelha, tem poderes proféticos que lhe dão um conhecimento parcial dos acontecimentos futuros. Ao contrário de muitas outras pessoas em Westeros com acesso a profecia, Melisandre tem fé absoluta na sua própria interpretação. Essa fé é o combustível para as ações dela. Ela acreditou veemente que Stannis seria Azor Ahai, um tipo de príncipe prometido que iria proteger Westeros dos caminhantes brancos e governar todo o reino. Ela sempre se mostrou uma mulher forte, convicta de seus ideais e até bastante cruel, o que não faz dela uma mulher menos admirável e temida. Mesmo após suas profecias não terem dado certo, ela achou um jeito de se safar, se juntando a Jon Snow  e sua comitiva. Não temos ideia de qual será o futuro dela, agora que Sir Davos andou descobrindo que ela chegou longe demais pelo poder.

tumblr_n2a9rriRl01se9fcoo1_500

Yara Greyjoy é o tipo de mulher que você ia querer liderando seu exército, ela é durona, não cai no papo de ninguém, é a fodona em pessoa. Comanda o seu próprio navio, Vento Negro, e lidera tropas nas batalhas. Quando seu irmão Theon foi levado para Winterfell, ela foi alçada a herdeira das Ilhas de Ferro, algo inesperado, já que não é comum mulheres serem herdeiras à tronos, e os homens de ferro são extremamente machistas e misóginos.

Mas ela provou ser uma guerreira e saber bem quais as aspirações das Ilhas de Ferro. Nessa sexta temporada ela iniciou uma aliança com Daenerys, para reconquistar seu trono e ajudar Dany a conseguir o trono de ferro. Muitos apostam num romance entre as duas personagens. ❤

LYANNA-MORMONT-TALK-TO-THE-HAND-GIF

E por último a mais novinha das mulheres fantásticas de Game Of Thrones, Lyanna Mormont, tem apenas 10 anos, creiam nisso, mas já queríamos levar ela  a todas as negociações que fizéssemos.

Lyanna foi obrigada a assumir o poder de sua família, quando sua mãe foi assassinada na Guerra dos Cinco Reis, e pasmem, nunca vimos uma garotinha com tanto espirito de liderança, afiada e com força admirável. Ela não só mostrou pra gente o que significa a frase “O norte lembra”, como, além de fornecer os homens que Snow precisava para lutar contra Ramsay, ir junto na batalha dos bastardos. Espero que ela apareça mais vezes nas próximas temporadas.

Bom essa foi uma lista de algumas mulheres que mostraram a que vieram na série, existem mais personagens admiráveis e fortes, e espero que apareçam ainda mais, mas essas são especiais por sempre se distinguirem na multidão de GOT.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s