Animes e Animações

5 Centímetros por Segundo: Um Conjunto de Contos Sobre a Sua Distância

00

Se tem algo que não podemos negar é que japoneses sabem fazer histórias tocantes, sensíveis, tão bonitas que parecem poesia, e essa obra animada é mais uma dessas histórias que assistimos e ficamos com o coração cheio de lágrimas.

“5 Centimeters Per Second” foi criado por Makoto Shinkai, o qual ganhou o prêmio Asia Pacific Screen Award por melhor animação com este filme. É um longa animado de 63 minutos que foi lançado em 2007 e hoje existe tanto no Netflix, como no Youtube, pra você assistir quantas vezes quiser. Há também um livro que estende a história e também uma adaptação em mangá ilustrada por Seike Yukiko. Eu vou ser obrigada a procurar, pois me senti no dever de saber mais da história dos dois protagonistas.

5minutes

O longa é dividido em três partes: O Conto da Cerejeira, Cosmonauta e 5 Centímetros Por Segundo. Conta a história de Akari Shinohara e Takaki Kono, que se aproximaram quando crianças por serem diferentes dos outros e gostarem mais de livros do que de atividades físicas. Se tornaram grandes amigos, com tamanha cumplicidade e apego, que quando eles descobrem que Akari vai ter que mudar de cidade, sentem que vão perder um pedaço de si próprios. Se fosse nos dias de hoje, teríamos toda a tecnologia para ajudar os amigos a se comunicarem melhor, mas a amizade deles começa nos anos 1990 e só contam com cartas para continuarem se comunicando e alguns poucos telefonemas. Em todas as cartas que trocam eles nos mostram como sentem a falta um do outro e como se sentem sozinhos.

Eles tem uma pequena esperança de que a amizade deles não morra, pois estão a um trem de distância, mas a esperança vai se esvaindo quando Takaki descobre que também vai se mudar, para uma cidade chamada Kagoshima, e a distância vai dobrar. Nisso ele decide ir de trem visitar a amiga, onde eles passeiam pela neve e contam seus anseios, embaixo de uma cerejeira cheia de neve acontece o primeiro beijo deles, e aqui eu volto a dizer o quão poético é esse filme e o quanto os diálogos dos personagens são cheios de emoção. Mesmo com um coração de gelo você se emocionaria, e após esse beijo Takaki começa a entender que não vai mais ver Akari, mesmo o sentimento deles tendo aumentando, pois ele entende que a vida é diferente do que ele sonha.

“Naquele momento acreditei entender tudo sobre eternidade, espíritos e almas. Compartilhei com ela a experiencia de toda uma vida. E, no momento seguinte, fiquei profundamente triste. Fiquei desesperadamente triste, porque eu não sabia o que fazer com a afinidade que sentia com Akari. Ou como manter esses sentimentos. Compreendi que não poderíamos ficar juntos para sempre. O peso do destino ainda por vir, a incerteza do futuro pairava sobre nós.”

sin-tc3adtulo

O filme nos mostra que certas coisas são tão importantes que nem o tempo consegue apagar, e mesmo a vida e a distância afastando os dois personagens, o sentimento perdura. A história nos mostra como os dois lidam com essa distância e como eles acabam lidando com as outras pessoas, tendo certeza que o amor da vida deles já passou por eles. Takaki tem todas as suas ações futuras de vida baseadas nesse amor de juventude e aí podemos ver como algumas coisas que nem imaginamos acabam por marcar a pessoa que somos. Podia ser uma história de amor bonita em que os personagens acabam se reencontrando, mas aqui o diretor não quer mostrar algo fantasioso, mas sim a vida como ela é e te fazer pensar sobre a importância que damos para as coisas e para nossos sonhos, como muitas vezes um amor pode nos moldar de forma a não conseguirmos agir de outra maneira perante a vida.

O filme é lindo do inicio ao fim, sempre nos presenteando com belas chuvas de pétalas de cerejeira ou flocos de neve, duas coisas que marcaram muito ambos personagens. Cada cena é uma pintura linda.

Recomendo e duvido você não se emocionar.

tumblr_o97ss9EIkR1rvu8qgo1_500

Anúncios

5 comentários em “5 Centímetros por Segundo: Um Conjunto de Contos Sobre a Sua Distância

    1. Sim! Passou a ser um dos meus preferidos também! ❤ Obrigada pelo comentário e pela recomendação dos livros! Com certeza vou buscar te-los e lê-los, pois devem ser até mais lindos que o filme!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s